VW perto de contratar CEO da Opel para dirigir a Audi

A Volkswagen está perto de contratar o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, para dirigir a marca Audi. Segundo a Reuters, o empresário está de saída do seu cargo, enquanto a General Motors conclui a venda da marca ao grupo PSA, e os alemães do grupo VW já mostraram o seu interesse.

Neumann revelou acreditar que a venda da Opel foi realizada no momento certo, mas mostrou-se preocupado com a falta de visão do grupo PSA em relação à importância do crescimento dos carros eléctricos. O alemão já trabalhou na Volkswagen, saindo em 2013 para chefiar a Opel, e pode agora voltar para uma posição proeminente na Audi.

O actual CEO da Audi, Rupert Stadler, tem estado sob uma chuva de críticas pela forma como lidou com o escândalo das emissões diesel e, embora tenha assinado uma extensão de contrato de cinco anos, os membros da direcção não estão unânimes quanto às suas capacidades. A pressão terá aumentado sobre Stadler quando procuradores de Munique abriram uma investigação à Audi e o ministro dos transportes da Alemanha acusou a fabricante de defraudar os testes de emissões. "A crise do diesel prejudicou e ainda prejudica recursos. Estou convencido que estamos a dar os passos estratégicos correctos", afirmou Rupert Stadler.

Neumann terá mostrado a intenção de ficar apenas até à conclusão da venda da Opel ao grupo PSA, o que poderá acontecer a 31 de Julho. O empresário de 56 anos desempenhou na Volkswagen as funções de director da mobilidade eléctrica e chefe do mercado chinês.  

Em destaque